Sat Nam!
Este é o segundo de quatro artigos sobre Mantra, fruto das nossas
QUINTAS de MANTRA em 15 e 22 de fevereiro e 1º e 08 de março /18 no Har Rai.
No primeiro texto desta série (aqui), vimos que o Universo inteiro foi construído pelo Som, pela vibração. Pela combinação particular da vibração de sons, você entra em sincronia com vários níveis de inteligência, ou Consciência. Situações, pessoas e eventos respondem a sinais que você emite externamente. A frequência vibratória de um Mantra conduz para você o que você está vibrando.
“Entoar Mantra, seja silenciosamente ou em voz alta, é um método consciente de controlar e conduzir a mente. Felicidade, tristeza, alegria e arrependimento são frequências vibratórias na mente”, explica Bibiji*. Nossas emoções são ondas de pensamento, e cada um delas corresponde a uma determinada frequência, que comunica com nossos sistema inteiro.
As Três Vozes do Mantra
Conectar a língua ao palato mole cria uma experiência de fundir-se no Infinito, na sua Vastidão. Cada forma de entoar gera um impacto na sua psique:
Em voz alta (Voz do Humano): treina a mente e o sistema nervoso para a experiência de mudanças fisiológicas, que são transmitidas pelo ritmo e pela respiração enquanto você recita.
Sussuro (Voz do Amante): convoca a conexão direta com a sua alma.
Mentalmente (Voz do Divino): é finalmente a mais poderosa vibração, através da projeção focada do pensamento.
Bibiji recomenda que “é bom praticar cantando em voz alta, a fim de controlar a mente e os pensamentos e aprender a permanecer focado no Mantra antes de entoar com a voz da vibração mental, a Voz do Divino.”
Tempos de Meditação
A ciência do Yoga identifica que há tempos específicos necessários para se alcançar os efeitos desejados durante a meditação. Muitas meditações são feitas por 11 ou 31 minutos.
3 minutos de meditação afeta o campo eletromagnético (aura), a circulação e a estabilidade do sangue.
11 minutos de meditação começa a mudar os nervos e o sistema glandular, ou seja, gera uma resposta neuroquímica.
22 minutos de meditação equilibra as três mentes (positiva, negativa e neutra) e elas começam a trabalhar juntas.
31 minutos de meditação permite que as glândulas, a respiração e a concentração afetem todas as células e os ritmos do corpo. Deixa que a psique da meditação influencie as três qualidades essenciais de toda a matéria e da mente (gunas), todos os 31 elementos cósmicos (tatvas) e todas as camadas de projeção da mente.
62 minutos muda a substância cinzenta do cérebro. O subconsciente, a parte sombria da mente e a projeção externa são integradas.
2 horas e 30 minutos muda a psique na sua correlação com o campo magnético circundante de tal forma que a mente subconsciente é mantida firmemente no novo padrão pela mente universal circundante.
*Bibiji Inderjit Kaur Khalsa, PhD, Bhai Sahiba of Sikh Dharma International. Mantra: Personal Guidance through the Power of the World. 2016.
MEDITAÇÃO: LONGO EK ONG KAR
Este é um Mantra em oito partes (Ashtanga Mantra), especial para o momento em que estamos, a Era de Aquário. As vibrações desse Mantra descrevem a glória da Força Infinita / Deus / Arquiteto do Universo. Esta é uma prática especial para as primeiras horas da manhã (5 as 7 da manhã, o chamado horário do Néctar, Amrit Vela), mas essa prática também pode ser feita a qualquer momento.
“Todos os mantras são bons e são para despertar o Divino.
Mas este mantra é efetivo e é o mantra para este tempo (…)”
Yogi Bhajan
Este Mantra trabalha a energia Kundalini, iniciando o relacionamento entre você e sua alma, e a Alma Universal. Ele equilibra todos os chakras, e coloca você no radar do Infinito.
Veja como praticar:
Mudra: Mantenha as mãos em Gyan Mudra, ou descansando sobre o colo em Buddha Mudra. Mantenha a coluna ereta, e o queixo suavemente recolhido.
Mantra e Respiração:
EK ONG KAAR SAT NAAM SIRII WA-HE GURUU
Um Criador criou esta Criação. Verdade é seu Nome.
A Sua Sabedoria Infinita é grande, além de qualquer descrição.
Inspire profundamente e, enquanto puxa o umbigo abruptamente para dentro, entoe EK.
Então, ONG KAAR é entoado de forma longa, em tempos iguais.
Inspire profundamente e, enquanto puxa o umbigo abruptamente, entoe SAT.
Então, NAAM é entoado longamente. Quando estiver quase o fim da respiração, adicione um rápido SIRII (s’rii).
Inspire meia respiração, puxando para dentro o umbigo, abruptamente, e entoe WAH.
Então, entoe HE GURUU (g’ruu), não muito prolongado.
ONG KAAR e NAAM SIRII são iguais em tamanho.
WAHE GURUU tem o mesmo comprimento que ONG.
Tente não cair o tom, mantendo estável.
Tempo: Pelo menos 3 minutos. Ou 11 minutos. Na Sadhana Aquariana, é realizada por 7 minutos. Para uma experiência completa, considere os tempos de 31 minutos, ou por 2-1/2 horas.
Segue versão em áudio para você ouvir, e inspirar sua prática. Poderá também facilitar, caso necessário, a compreensão de pronúncia e ritmo. É uma bela versão, por Gurucharan Singh e Gurusangat Singh.
Boa prática!
Esperamos você nos próximos encontros, das QUINTAS de MANTRA,
Próximos encontros: 1º e 08 de março /18 no Har Rai.
Com amor,
Prem Bhagat Singh
Trackbacks/Pingbacks